novembro 03, 2009

ATIVIDADES PARA AUXILIAR NO AVANÇO DO NÍVEL DE ESCRITA

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AUXILIAR A CRIANÇA A AVANÇAR QUANTO AO NÍVEL DE ESCRITA

O trabalho envolvendo leitura é essencial em todos os níveis assim como o estudo do prenome e os jogos educativos.

*
Pré-silábico 1 (PS1)
- Leitura de história, poesias etc.
- Estudo do prenome (identificação do nome, da letra inicial, letra final);
- Pseudoleitura de palavras contextualizadas (Ex.: tiradas de uma história, música);
- Estudo de quadrinhas, adivinhas (desenvolvendo oralidade, memorização e proporcionando a pseudoleitura pela criança e a leitura apontada pelo professor);
- Alfabeto móvel (montagem de palavras a partir de modelo);
- Produção de texto oral (tendo o professor como escriba e consequentemente como modelo de escritor);
- Bingo de letras;
- Leitura diária do alfabeto;
- Rodas de história diária (leitura feita pelo professor para que a criança o tenha como modelo de leitor);
- Trilha de letras;
- Leitura apontada de pequenos textos (variar quanto ao tipo de texto).

* Pré-silábico 2 (PS2)
- Estudo de palavras contextualizadas explorando quantidade de letras, letra inicial, final...
- Estudo do prenome (identificação, escrita, destaque da letra inicial, final, identificação dos nomes dos colegas);
- Cruzadinha com bancos de dados;
- Leitura de listas (essas listas devem ser significativas para as crianças e não de palavras iniciadas com determinada letra, pois descaracteriza a função social do texto) Ex. de listas: nomes das crianças da sala, animais selvagens, o que tem em um aniversário, circo);
- Em duplas: entregar a lista solicitando que eles tentem ler.
- Alfabeto móvel
- Leitura do texto que sabem de cor (em duplas produtivas, coletiva, individual);
- Escrita de texto que sabem de cor;
- Palavras lacunadas;
- Ditado ilustrado e autoditado com interferência do professor;
- Reprodução da escrita do título da história, acompanhada pelo desenho da mesma;
- Escrita de nomes dos personagens da história.

*
SILÁBICO (SCC e SSC)
- Alfabeto móvel;
- Leitura de textos que sabem de cor;
- Leitura de listas;
- Palavras lacunadas;
- Cruzadinha com banco de dados;
- Estudo de palavras contextualizadas (quantidade de letras, letra inicial, final);
- Leitura de palavras em faixas de cartolina. A professora lê, em seguida solicita a leitura da criança e depois pede para ele localizar onde está determinada palavra;
- Escrita de textos significativos (listas ,poesias, música)
- Intercâmbio de leitura (uma turma vai para outra turma e cada criança vai ler um livro escolhido previamente pela outra criança através da pseudoleitura);
- Formação de palavras utilizando letras móveis (cada aluno ou dupla recebe um envelope contendo letras de uma determinada palavra. A professora pedirá que a criança monte a palavra solicitada, não podendo faltar e nem sobrar letras.
- Autoditado com interferência do professor;
- Localizar fragmentos no texto (palavras).

*
SILÁBICO ALFABÉTICO (SA)
- Leitura apontada e escrita de textos que sabe de cor;
- Formação de palavras com alfabeto móvel;
- Formação de texto que a criança sabe de cor, com palavras em cartolina recortadas separadamente;
- Palavra cruzada sem banco de dados;
- Listas (leitura e escrita) com função social;
- Produção de texto coletivo e individual;
- Pseudoleitura de livros de história para a classe ou uma criança ler para outra criança;
- Autoditado com frases;
- Banco de textos;
- Caça-palavras (com e sem banco de dados).

*
ALFABÉTICO (A)
- Produção de texto coletivo e individual;
- Produção de textos significativos como carta (dos alunos de uma sala para os alunos de outra sala) Obs.: manter o contato durante todo o ano, lendo as que receberem e respondendo. Outros exemplos: convites, bilhetes;
- Cruzadinha sem banco de dados;
- Caça-palavras;
- Leitura de livros de história (com textos não muito longo) para uma criança ler para outra. A história deve ser conhecida pela criança;
- Escrita de textos significativos;
- Ditado em dupla (a criança alfabética vai ditando e auxiliando seu colega a escrever frases ou textos que sabem de cor) Obs.: O colega deve ter o nível de escrita próximo ao dele (dupla produtiva)

OBS: É essencial o trabalho com duplas produtivas (crianças com nível de escrita próximos. Ex: SCC e SA, PS1 e PS2, PS2 e SSC, SA e A) e o acompanhamento do professor durante a execução das atividades. Se a turma for numerosa, a cada dia ou atividade seleciona-se alguns alunos ou duplas para acompanhar mais de perto.

Noely Marques

Um comentário: