outubro 26, 2009

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA

NÍVEIS DE ESCRITA
GARATUJAS (A partir de 2 anos) imitação mecânica da escrita do adulto.

Ø FASE ICÔNICA: é a representação da escrita através de desenho.
CONFLITO: Depois ela passa a perceber que escrever não é desenhar e chega a diferenciar desenho de escrita e portanto passa para a fase pré-silábica.

Ø PRÉ-SILÁBICO 1
· Representa a escrita através de traços figurativos, desenhos, riscos ou rabiscos.Os rabiscos são de acordo com a letra trabalhada na escola:
- imprensa _ fará rabiscos separados, com linhas retas e curvas.
- cursiva _ fará grafismos ondulados.
· Cada letra ou sinal pode valer pelo todo (leitura global do que está escrito).
Ex.: A (pato)
· REALISMO NOMINAL: a criança vivencia a hipótese que coisas grandes se escreve grande ou com muitas letras e coisas pequenas se escreve pequeno ou com poucas letras.

Ø PRÉ-SILÁBICO 2
· Escreve letras aleatoriamente
· Diferenciação qualitativa inter-relacional (procura diferenciar a escrita das palavras às vezes apenas mudando a ordem das letras).
· Hipótese quantitativa (procura diferenciar a escrita das palavras também pela quantidade de letras). Vivencia a hipótese de que toda escrita tem que ter no mínimo três letras para que diga algo.

Ø SILÁBICO:
Esse período é marcado pela fonetização da escrita (começa a querer ligar o som da fala com a escrita) chegando à hipótese que a escrita representa a fala.
· SILÁBICO SEM CORRESPONDÊNCIA: representa cada sílaba com uma letra sem que as letras tenham valor sonoro convencional.
· SILÁBICO COM CORRESPONDÊNCIA: escreve uma letra para cada sílaba, fá fazendo a relação fonema/grafema. Percebe, geralmente o som das vogais.
CONFLITO: Monossílabo deveria ser escrito com uma única letra, mas assim não poderá ser lido. Ele percebe que geralmente a escrita do adulto utiliza mais letras que a escrita silábica permite.

Ø SILÁBICO-ALFABÉTICO:
Grafa algumas sílabas completas e outras incompletas. O professor pode pensar que acriança está omitindo letras, mas na verdade ela está acrescentando letras à fase anterior.

Ø ALFABÉTICO:
Escreve letras que representam o som das sílabas das palavras.

A EVOLUÇÃO NA ESCRITA DEPENDERÁ DOS ESTÍMULOS E OPORTUNIDADES OFERECIDAS.

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