março 10, 2010

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DO TESTE DE NÍVEL

A ANÁLISE DO NÍVEL DE ESCRITA DA CRIANÇA COMO FUNDAMENTAL PARA ORIENTAR A PRÁTICA DO PROFESSOR
Maria Heloísa mefmonteiro@hotmail.com

Ao analisar a escrita de crianças que ainda não escrevem convencionalmente, é comum, por parte de alguns professores uma angústia quanto à avaliação dos níveis de escrita por elas apresentados.
Uma avaliação não eficaz por conta da falta de conhecimento sobre a Psicogênese da Língua, pode trazer grandes dificuldades para os alunos na aquisição da leitura e da escrita.
Citamos como exemplo o caso de uma professora que ao analisar a escrita de suas crianças, ficou preocupada com o nível de escrita apresentado, especialmente no caso de duas crianças(observe o quadro), chegando a pensar que essas crianças poderiam ter problemas que necessitariam de acompanhamento psicológico. No entanto, a forma como as crianças escreveram estas palavras representa o que elas já conseguiram aprender sobre o nosso sistema de escrita. Paulo entende que para escrever as palavras é necessário, mais ou menos, cinco letras e utiliza como repertório as letras do seu nome, apenas variando a ordem da escrita, pois já percebeu que as palavras não são escritas da mesma forma.Já Gabriela, faz uso de um maior repertório de letras, varia quanto à quantidade de letras para escrever cada palavra, entendendo como quatro o número mínimo de letras para que se possa ler o que está escrito. De acordo com a Psicogênese da Língua,essas crianças estão no nível Pré-silábico 2.
A melhor atitude a ser tomada nesse caso,é o trabalho com atividades variadas, prazerosas e significativas em que elas façam uso da leitura e da escrita. Mesmo escrevendo ainda não convencionalmente, essas crianças precisam ler e escrever para que possam avançar no processo de aquisição da leitura e da escrita. É importante também fazer uma análise cuidadosa do nível de escrita de todas as crianças da turma para que o professor possa trabalhar com duplas produtivas, ou seja, formar duplas com crianças de nível de escrita diferentes, mas próximos, para que uma possa ajudar a outra a pensar sobre a escrita.
É necessário reafirmar que é de fundamental importância o professor ter conhecimento sobre a Psicogênese da Língua afim de que possa entender melhor como seus alunos estão avançando no processo de aquisição da leitura e da escrita para que possa orientar sua prática de forma que consiga planejar atividades de acordo com as necessidades da turma, promovendo assim avanços graduais na apropriação da leitura e da escrita.


Obs. : O exemplo de caso citado foi retirado da apostila do PROFA.

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