ATIVIDADES COM ALFABETO MÓVEL
(Para crianças de nível silábico-alfabético e alfabético)
a) Formar palavras com a mesma letra inicial
b) Formar palavras com as mesmas letras. Por exemplo: B – C – A – O....mexendo nas letras podemos formar BOCA e CABO... podemos arrolar muitas e várias outras.
c) Formar palavras com o mesmo número de letras. Primeiramente com duas letras ( PÉ - PÓ – VI – etc), depois com três letras ( ALÔ - CAI – MIA – PAI- MÃE)...Esse raciocínio vale para palavras com mais letras também.
d) Procurar a letra que completa um grupo de palavras, por categoria. Por exemplo os verbos FAZE_ , DIZE_ , (temos que buscar palavras que sem o r fiquem esquisitas, o que não seria o caso por exemplo de COME.). Outra categoria são as palavras com L no final: FUZI_, CANI_, FUNI_ Ou talvez grupo de palavras com hiato no meio...onde as crianças devem procurar a letra que dá um novo sentido a palavra: MO _ LA; PI _ LHO ; etc. Nessa atividade o professor pode escrever a palavra no quadro com o espaço (ou apresentar em cartaz) e os alunos em grupo com o alfabeto móvel devem achar a letra.
e) Trabalhar com algumas regras ortográficas, por exemplo: o S entre vogais tem o som de Z.O professor apresenta uma palavra com a lacuna da letra faltante e o aluno deve escolher entre S ou Z. Outra regrinha básica é o M antes de P e B (Temos uma habilidade de regra ortográfica na matriz)
f) Completar palavras a partir de radicais comuns. Por exemplo: as palavras LIVRO...LIVREIRO...LIVRARIA...O professor apresenta apenas o LIV e os alunos formam tantas palavras quanto possíveis a partir desse radical. É preciso destacar que devem ter a mesma origem.
a) Formar palavras com a mesma letra inicial
b) Formar palavras com as mesmas letras. Por exemplo: B – C – A – O....mexendo nas letras podemos formar BOCA e CABO... podemos arrolar muitas e várias outras.
c) Formar palavras com o mesmo número de letras. Primeiramente com duas letras ( PÉ - PÓ – VI – etc), depois com três letras ( ALÔ - CAI – MIA – PAI- MÃE)...Esse raciocínio vale para palavras com mais letras também.
d) Procurar a letra que completa um grupo de palavras, por categoria. Por exemplo os verbos FAZE_ , DIZE_ , (temos que buscar palavras que sem o r fiquem esquisitas, o que não seria o caso por exemplo de COME.). Outra categoria são as palavras com L no final: FUZI_, CANI_, FUNI_ Ou talvez grupo de palavras com hiato no meio...onde as crianças devem procurar a letra que dá um novo sentido a palavra: MO _ LA; PI _ LHO ; etc. Nessa atividade o professor pode escrever a palavra no quadro com o espaço (ou apresentar em cartaz) e os alunos em grupo com o alfabeto móvel devem achar a letra.
e) Trabalhar com algumas regras ortográficas, por exemplo: o S entre vogais tem o som de Z.O professor apresenta uma palavra com a lacuna da letra faltante e o aluno deve escolher entre S ou Z. Outra regrinha básica é o M antes de P e B (Temos uma habilidade de regra ortográfica na matriz)
f) Completar palavras a partir de radicais comuns. Por exemplo: as palavras LIVRO...LIVREIRO...LIVRARIA...O professor apresenta apenas o LIV e os alunos formam tantas palavras quanto possíveis a partir desse radical. É preciso destacar que devem ter a mesma origem.
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