dezembro 23, 2009

FELIZ NATAL!!!

Nova resolução destaca fase inicial de escolarização

A conversa dos pais com filhos na pré-escola, durante uma festinha de aniversário este ano no Lago Norte, bairro nobre na capital do país, era sobre a educação dos pequenos. A mãe de um menino de cinco anos revelou a preocupação com o ano letivo de 2010, quando o menino será matriculado no primeiro ano do ensino fundamental. “Entendo que acabou a fase da brincadeirinha. O ano que vem, começa a educação para valer”, disse ela. Mas não é assim que pensam os educadores brasileiros que passaram seis meses definindo as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (crianças de zero a cinco anos).
A Resolução nº 5 do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de dezembro ressalta que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, que segue até a conclusão do ensino médio. “Reafirmamos que a educação infantil tem o mesmo status de importância do que qualquer etapa da educação básica”, reforça Cesar Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE. Segundo ele, o pensamento da mãe em Brasília se repete Brasil afora. “Infelizmente, em muitas partes do país, a educação de crianças de zero a cinco anos é entendida, na prática, como menor. Temos de criar uma cultura de que a educação infantil é extremamente importante para as etapas posteriores”, diz.
O artigo 4º da nova resolução, já em vigor e que deve ser cumprida pelas escolas de todo o Brasil a partir de 2010, detalha o quanto essa fase inicial de escolarização é importante para o desenvolvimento global da criança. Diz o texto, que as propostas pedagógicas das escolas brasileiras devem considerar que a criança nessa faixa etária é um sujeito histórico e de direitos e que, nas suas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra e questiona os sentidos da natureza e da sociedade, produzindo cultura.
A Resolução n° 5 substitui a Resolução nº 1 de 1999, que também traçava orientações para a educação infantil. “O que era importante nessa resolução foi incorporado na nova, que traz novidades, como a exigência de que o atendimento de crianças de zero a cinco anos deve ocorrer em espaço de educação infantil e não mais doméstico, caso das mães crecheiras”, destaca Callegari. Ou seja, a nova resolução deixa claro que educação infantil não é um cuidado de assistência social.
Outro tópico importante, que pela primeira vez é colocado com clareza, é de que a trajetória da criança pela educação infantil passa a ser avaliada pelos professores. Não é uma nota para classificar ou aprovar o aluno para o próximo ano, mas um instrumento para obter informações sobre o rendimento escolar da criança nessa faixa etária, que vai identificar suas habilidades e as áreas onde deve ser ajudada para suprir as dificuldades.
As novas diretrizes devem ser observadas pelas escolas na organização das suas propostas pedagógicas e dos curriculares para as crianças da creche e da pré-escola. O currículo da educação infantil precisa ser entendido como conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. “A Emenda Constitucional nº 59 fixa prazo até 2016 para que todas as crianças de quatro anos sejam obrigadas a estar na escola. A matrícula delas passa a ser uma responsabilidade das famílias e do Estado”, lembra Callegari.
A resolução reforça, mais uma vez, que é obrigação do Estado garantir a oferta de educação infantil pública, gratuita e de qualidade, sem exigência de seleção. O parágrafo 2º do artigo 5º ressalta que “é obrigatória a matrícula na educação infantil de crianças que completam quatro ou cinco anos até o dia 31 de março do ano letivo. Antes disso, devem ser matriculadas na creche. Outro detalhe: as crianças que completam seis anos após a data limite, de 31 de março, devem ser matriculadas na educação infantil e não no 1º ano do ensino fundamental. “Essa data de corte é importante para as famílias e as escolas”, diz Callegari.
Fonte: UNDIME ( www.undime.org.br )

dezembro 20, 2009

FESTA DE CONCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Foi com grande prazer que as crianças do 2º período do CMEI Luiz Gonzaga Pires receberam seus pais e demais convidados para compartilhar da alegria de terem concluído a primeira etapa da vida escolar delas: a educação infantil. Socorro Pires, diretora da E.M. Dom Helder e ex-professora da nosso CMEI, apresentou nossa festa.
Logo no início houve a composição da mesa de honra e a execução do Hino Nacional. Foram chamados para compor a mesa: Graça Fonseca(diretora); Clarissa Lourdes(superintendente escolar); Iolanda(representando todas as professoras da nossa escola); Josiane Porfírio(professora da EM Nelson Sobreira) e o avô da aluna Cybelle (representando todos os pais e avós sempre presentes em nossa escola)

Apresentamos através de slides o registro de belos momentos vivenciados pelas crianças ao longo do ano.
O aluno samuel William declamou uma bela poesia intitulada "Mas por onde começar?" Por meio dela, ele afirmou que devemos começar a cuidar do meio ambiente por nós mesmos.
Cada uma das três turmas apresentaram também poesias alusivas ao tema.
As turmas apresentaram lindas coreografias também sobre o tema preservação do planeta.
A aluna Marcela Nycolle apresentou um lindo número de balet ensaiado pela professora Ivana, da escola Dançarte.
As crianças fizeram o juramento acompanhados pelo aluno Samuel.
As professoras do 2º período,Jesus e Zilpa, foram homenageadas com flores e versinho recitado pela aluna Maria Clara.
Esse foi o momento mais esperado da festa: a entrega dos diplomas e do Portfólio construídos por eles durante o ano, também todo com base no projeto Escola e Família em paz com o planeta.
O CMEI Luiz Gonzaga Pires só tem a agradecer a toda a equipe de professores, funcionários e pais por nos ajudarem a fazer uma linda festa para nossas crianças. Obrigada!

dezembro 07, 2009

Cartões e enfeite de Natal

Segue abaixo duas sugestões de cartão de Natal para você oferecer aos seus alunos:



Esse Papai Noel pode ser utilizado para enfeitar árvores de natal, para colocar na capa das tarefas do mês ou para enfeitar uma simples sacolinha de TNT e colocar guloseimas para presentear suas crianças. Moldes do Papai Noel

dezembro 04, 2009

MERENDA ESCOLAR






O programa Alimentação Escolar é importante para as crianças porque serve de suporte nutricional no período em que estão na escola, contribuindo para a sua saúde e aprendizagem.
Através deste programa o CMEI Luiz Gonzaga Pires, assim como as demais escolas da rede municipal de Teresina, vem propiciando hábitos saudáveis de alimentação que devem ser incentivados e praticados desde cedo com as crianças. As mesmas necessitam de substâncias nutritivas (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos que oferecemos através da merenda escolar. Praticando hábitos saudáveis de alimentação as crianças terão um melhor desempenho escolar.
As merendeiras são orientadas pela supervisora da merenda escolar quanto à higiene, distribuição e armazenamento dos alimentos.
Na hora da merenda, as crianças após lavarem as mãos terão seu lanche servido. É nesse momento que a supervisora da merenda Jesus Alburquerque junto com os gestores da escola tem a oportunidade de conversar com o alunado e mostrar a importância da merenda escolar. Os professores também auxiliam nesse trabalho incentivando as crianças a consumirem o lanche oferecido.

Jesus Albuquerque.